Noções básicas sobre infecções do ouvido

Uma infecção no ouvido, ou otite média , é a causa mais comum de dores de ouvido . Embora esta condição seja uma causa frequente de sofrimento infantil e esteja frequentemente associada a crianças, também pode afetar adultos.

A infecção no ouvido médio (o espaço atrás do tímpano, onde minúsculos ossos captam as vibrações e os encaminham para o ouvido interno) acompanha, com muita freqüência, um resfriado comum , a gripe ou outros tipos de infecções respiratórias.

Isso ocorre porque o ouvido médio está conectado ao trato respiratório superior por um pequeno canal conhecido como tubo de Eustáquio. Germes que estão crescendo no nariz ou sinusite cavidades pode subir a trompa de Eustáquio e entrar no ouvido médio para começar a crescer.

A maioria dos pais está frustrantemente familiarizada com infecções de ouvido que também são. Com exceção das visitas ao bem-estar do bebê, as infecções de ouvido são o motivo mais comum para as viagens ao pediatra, sendo responsáveis ​​por aproximadamente 30 milhões de consultas médicas por ano nos EUA.

Hoje, quase metade de todas as prescrições de antibióticos escritas para crianças são para infecções de ouvido, e o custo de tratar infecções do ouvido médio nos EUA foi estimado em mais de US $ 2 bilhões por ano. As infecções de ouvido não tratadas podem levar a complicações mais sérias, incluindo mastoidite (uma inflamação rara de um osso adjacente ao ouvido), perda auditiva , perfuração do tímpano, meningite , paralisia do nervo facial e possivelmente – em adultos – doença de Meniere.

O que causa uma infecção de ouvido?

O ouvido médio é um pequeno espaço atrás do tímpano que deve ser bem ventilado pelo ar que normalmente passa por trás do nariz, através da trompa de Eustáquio, mantendo o ouvido limpo e seco. Quando não há ar fresco suficiente para ventilar o ouvido médio, como quando a trompa de Eustáquio está entupida ou bloqueada, a área torna-se úmida, estagnada e quente, um terreno fértil perfeito para os germes.

Como tratar

Em crianças e bebês, a trompa de Eustáquio costuma ser muito mole ou imatura e tem mais dificuldade de permanecer aberta. Alergias , drenagem pós nasal, sinusite infecções, resfriado comum virusesand adenóide problemas podem interferir com a capacidade da trompa de Eustáquio para deixar passar o ar para dentro do ouvido médio.

Fatores de risco para infecções de ouvido

Infecções de ouvido ocorrem mais comumente em crianças pequenas, porque eles têm tubos de eustáquio curto e estreito. Bebês que são alimentados com mamadeira também têm uma incidência maior de infecções de ouvido do que suas contrapartes amamentadas. Outros fatores que aumentam o risco de desenvolver uma infecção no ouvido são:

  • mudanças de altitude;
  • mudanças climáticas;
  • exposição à fumaça de cigarro;
  • uso de chupeta;
  • doença recente ou infecção no ouvido.

Quais são os sintomas das infecções de ouvido?

Alguns dos sintomas comuns de infecções de ouvido incluem:

  • dor leve ou desconforto dentro da orelha;
  • uma sensação de pressão dentro do ouvido que persiste;
  • fussiness em crianças jovens;
  • Drenagem da orelha tipo pus;
  • Perda de audição.

Esses sintomas podem persistir ou ir e vir. Os sintomas podem ocorrer em um ou ambos os ouvidos. A dor é geralmente mais grave com infecção do ouvido duplo (infecção em ambas as orelhas). Os sintomas crônicos da infecção do ouvido podem ser menos evidentes do que os das infecções agudas do ouvido. As dores de ouvido também são causas de tontura.

Como tratar

As crianças com menos de 6 meses que tenham febre ou sintomas de infecção no ouvido devem consultar um médico. Sempre procure atendimento médico se seu filho tiver febre maior que 102 ° F ou dor de ouvido grave.

Se a sua infecção estiver avançada, o seu médico pode colher uma amostra do fluido dentro do ouvido e testá-la para determinar se certos tipos de bactérias resistentes aos antibióticos estão presentes. Eles também podem solicitar uma tomografia computadorizada (TC) de sua cabeça para determinar se a infecção se espalhou além do ouvido médio. Finalmente, você pode precisar de um teste de audição, especialmente se você está sofrendo de infecções crônicas do ouvido.

Noções básicas sobre infecções do ouvido
Avalie este post!